Clima ajuda o avanço da safra de grãos

Clima ajuda o avanço da safra de grãos

08/02/2017

Para a cultura do arroz no Rio Grande do Sul, alguns produtores já começaram a sentir os efeitos da seca, ou melhor, da falta de chuva generalizada e de bom volume, pois os poucos episódios de chuvas ocorridos nos últimos 30 dias, não foram suficientes para elevar, ou mesmo, manter o nível de água nos reservatórios

Com as chuvas ocorridas no último final de semana em boa parte da região central do Brasil, o plantio da nova safra de grãos avançou em passos largos. No Mato Grosso (MT), já chega a 50% o percentual e área plantada, só que mesmo assim continua bem atrasado em relação à media dos últimos anos, uma vez que nesse mesmo período o percentual de área semeada passava de 68%, ou seja, valor 18 p.p. a mais do que o atual.

Essas chuvas não só estão favorecendo os trabalhos de plantio como também beneficiaram as lavouras semeadas na semana passada é que estavam aguardando essas chuvas para encontrar condições ideais para germinar. Em Goiás (GO) e região norte de Mato Grosso do Sul (MS), a situação é bem semelhante ao do Mato Grosso, onde devido às chuvas da última semana, os produtores avançaram no plantio, só que ainda estão bem atrasados quando comparado a safras passadas.

Para a cultura do arroz no Rio Grande do Sul, alguns produtores já começaram a sentir os efeitos da seca, ou melhor, da falta de chuva generalizada e de bom volume, pois os poucos episódios de chuvas ocorridos nos últimos 30 dias, não foram suficientes para elevar, ou mesmo, manter o nível de água nos reservatórios, assim as condições estão desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras de arroz em todo o Rio Grande do Sul, principalmente na região sul do estado.

Fonte: Planeta Arroz

imagens imagens imagens